segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Tourada - 16 de Agosto 2010

Todos os anos, na Beira Alta, a província com maior índice de desertificação, treze aldeias da raia rejuvenescem para uma tourada com características únicas no mundo: a Capeia Arraiana.

Os mordomos preparam a festa e contribuem para o património etnográfico, iniciando um ritual de emancipação onde se vêem confrontados com a força do touro.
Vários homens envergam o “forcão”, objecto rudimentar feito de madeira, e lidam os touros que são trazidos, muitas vezes, de Espanha.

Conta-se que em 1964 foi organizada pelo “Zézinho” pai do François, uma tourada na Torre.
Pois este ano um dos mordomos casado na Torre, decidiu realizar uma tourada na nossa pequena aldeia. O mordomo Fernando Loto, tomou essa iniciativa, e com a ajuda dos amigos organizou esse evento.
Ao longo do ano, quando se soube da iniciativa do mordomo Fernando, as pessoas da aldeia asseguravam que não iria correr bem. Pois afirmavam que na Torre não havia pessoal para participar a esse evento. Mas pelos comentários que se ouvem pelas ruas e na associação, quem a defende, é um público esclarecido, exigente e motivador, alegando que ver uma tourada é muito emocionante.

Nos dias que correm, pode-se ver as bancadas cheias, de gente, de aplausos, e de muita emoção, com “Olés”, e, sobretudo, verifica-se que nestas bancadas está sentado um público cada vez mais jovem e interessado.

Tradição, cultura, enraizamento, são as palavras que melhor caracterizam o objectivo do mordomo Fernando ao trazer de novo este movimento a nossa terra.

E para o próximo ano?

Será que podemos contar com os novos mordomos para uma tourada?

4 comentários:

  1. Tive pena de não poder estar aí! Infelizmente acabaram-se as férias e tive de voltar para Santarém :-(
    Muriela Afonso

    ResponderEliminar
  2. sim, para o ano continua a tourada na torre

    ResponderEliminar