terça-feira, 17 de agosto de 2010

Dia das Mulheres 2010

Torre – Animação e música no Jantar das Mulheres


No dia 13 de Março, a Associação Cultural e Recreativa da Torre recebeu convidadas especiais para celebrar, com um jantar, todas as mulheres da terra e aquelas que se quiseram juntar à comemoração do Dia Internacional da Mulher.

Mulheres, senhoras e meninas, sinónimos variados para a mesma pessoa, que pode ser também, mãe, filha, neta, sobrinha, etc., reuniram-se nas instalações da Associação para o jantar do Dia Internacional da Mulher, que é celebrado a 8 de Março.

Dos sete aos 87 anos, todas estavam representadas. Num ambiente de convívio e de tertúlia feminina, as cerca de 50 participantes vindas da Torre, Sabugal e Soito reuniram-se à mesa para degustarem um jantar especial, visto que era o dia “delas”.

Da ementa constou carne, sobremesas e bebida à discrição, no entanto, o prato principal foi mesmo a motivação e orgulho de serem mulheres e de estarem ali reunidas para celebrar esse mesmo facto.

No fim do jantar houve muita animação com baile, jogos e cânticos populares ao som da viola, dedilhada por uma das participantes.

Por fim a Associação ofereceu uma flor a cada uma das presentes e para assinalar esta reunião feminina, uma habitante desta anexa do Sabugal, Elisa Fontes, redigiu um pequeno poema dedicado a todas as MULHERES, o qual transcrevemos na íntegra.

“Hoje dia da mulher

A nós dedicado

Damos graças a Deus

Por nos ter criado



Eva nossa mãe

Que Deus nos predestinou

Pelo demónio tentada

Ao pecado nos sujeitou



Nós mulheres neste mundo

Temos uma missão

De viver em família

Em paz e união



Maria nossa mãe

Também mulher

Como nós

Lhe vamos pedir

Neste dia que

Rogue a Deus por nós



Maria mulher virtuosa

Neste dia nós a invocamos

A mãe de misericórdia



E é pelo seu amor e gratidão

Todas juntas neste dia

Lhe vamos rezar

Esta oração

Avé Maria”

A direcção agradece a colaboração de algumas pessoas que ajudaram na preparação deste jantar.


Sem comentários:

Enviar um comentário