terça-feira, 17 de agosto de 2010

Despedida do Frei João Domingos

O Frei João Domingos, natural da Torre foi a enterrar no cemitério de Benfica no passado dia 11 de Agosto. Morreu em Lisboa na madrugada de 9 de Agosto, dia em que completava 77 anos


O Frei João Domingos, natural da Torre, encontrava-se doente desde Abril deste ano, altura em que regressou de Angola. Faleceu na madrugada do seu 77º aniversário. A missa de corpo presente foi dia 11 de Agosto, pelas 10h00 na Igreja das Furnas, em S. Domingos de Benfica e o corpo foi sepultado no cemitério de Benfica.

Na Torre depressa se encheu um autocarro com conterrâneos seus, que se deslocaram a Lisboa para o acompanhar à sua última morada.

Domingos Fernandes adoptou o nome João Domingos depois de receber a ordem dos

Padres Dominicanos. Foi director e professor no seminário dominicano português, professor de filosofia no Centro de Estudos de Fátima e de Teologia na Universidade Católica de Lisboa. Em 1982, foi para Angola a convite de Dom Zacarias Kamuenho, na época Bispo do Sumbe, província do Kwanza Sul.

Mais tarde, foi convidado pelos bispos da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé para ser o reitor do Instituto da Ciências Religiosas de Angola. Obteve a licenciatura de teologia em França e fez um mestrado, também em teologia, no Canadá.

Foi superior dos Padres Dominicanos em Angola e primeiro pároco da paróquia do Carmo, em Luanda. Fundou o Instituto Superior João Paulo II e foi fundador do Centro Cultura Mosaico.

Em Angola exerceu os cargos de reitor e docente de Doutrina Social da Igreja no Seminário Maior e no Instituto de Ciências Religiosas de Angola. Foi ainda professor de Deontologia no curso médio de educadores sociais e doutrina social da Igreja e Direitos Humanos, no Seminário Maior de Luanda, e do curso de Educação Moral e Cívica e de Teologia Pastoral, no seminário Maior de Luanda.

Em 1998, o Estado Português agraciou-o com a comenda da Ordem Mérito.

Depois de uma vida plena de entrega aos outros e da sua dedicação ao ensino, o frei João Domingos partiu, deixando saudades a quem com ele privou.

1 comentário:

  1. Ao Nosso querido Frei Joao,que ja esta la no Ceu a trabalhar como Anjo do nosso pai Celestial,junto de Jesus Eucaristia a Eternas saudades,Frei Joao estamos com saudades de tuas Profundas homilias.Onde Te encontrar Frei Joao??' Mais digo o meu muito obrigada pelos teus sábios conselhos que me ajudaram na vida religiosa.
    Frei joao quando escuto a tua voz antes de cantar acançao Eucaristia sacramento,nosso alimento e Jesus pao do Ceu,me saêm lagrimas nos olhos.
    As tuas homilias,conselhos,e sabedoria estarao sempre no coraçao de todos angolanos que com carinho e atençao escutavam as tuas palavras cheias da Amor e paciencia.
    Frei Joao espero que a tua partida a casa do pai do Ceu ,traga muitas vocaçoes a congregaçao Dos frades OP. em angola.
    O nosso muito obrigada nosso pai na fé e pai de todos aqueles que nao íam a igreja mais sabiam, que Frei Joao era verdadeiro missionário do povo angolano a começar no Wako e a terminar em Luanda,nao esquecendo outras Provincias de angola.
    Irma...

    ResponderEliminar