quinta-feira, 7 de abril de 2016

Historias e lendas do nosso concelho

Uma das lendas mais famosas do nosso concelho, é a lenda do "Milagre das Rosas". Se conhecerem outras lendas, histórias ou estórias façam o favor de as partilhar para que os nossos antepassados continuem sempre no nosso presente. Bem-haja!!!


2 comentários:

  1. A Senhora Da Póvoa Andavam dois pastorinhos, a pastorear os seus rebanhos, quando os cães que lhes serviam de proteção e auxílio do nada atacaram um silvado viçoso junto a uma fonte. Admirados e curiosos, os pastorinhos seguiram os animais e encontraram, entre as silvas uma pequena imagem da Virgem Santíssima que brilhava envolvida por uma auréola resplandecente. Surpreendidos e maravilhados, correram até a povoação a dar a boa nova. Não tardou que o povo fizesse uma procissão e conduzisse solenemente a radiante imagem para a igreja da freguesia. A Virgem Imaculada, como que querendo eternizar o harmonioso lugar, desapareceu da igreja, para pouco depois reaparecer no silvado. O povo diante da vontade da Virgem Maria, resolveu construir lhe uma pequena ermida no local do aparecimento, até que, em 1784 com as esmolas que a Senhora recebia, se construiu a atual capela onde ainda hoje se venera a milagrosa Virgem Imaculada Senhora Da Póvoa. O Santuário da Senhora Da Póvoa localiza-se em Vale Do Lobo,que em 1957 se passou a chamar Vale Da Senhora Da Póvoa. (Este texto é dedicado a estrelinha avó Maria)

    ResponderEliminar
  2. Milagre de Nossa Senhora dos Prazeres


    Conta-se que no tempo das invasões francesas, todas as pessoas do Soito e arredores se encontravam apavoradas, tão grande eram os roubos, os atentados, os assaltos ás igrejas, repartições publicas, casas particulares, etc., que cada qual fugia para onde podia…Numa destas fugas, encontrava-se uma jovem mãe do Soito que dias ou semanas antes, havia dado à luz um robusto menino, e ao pressentir o tropel das tropas invasoras, resolve abandoná-lo junto de uma fontinha que havia a pouca distancia da Capela de Nossa Senhora dos Prazeres, para evitar que o mesmo fosse esmagado pelos soldados franceses.Porem, a jovem mãe, por motivos que ignoramos, só passado bastante tempo pôde voltar ao sitio onde abandonara o filhinho, para ver se conseguia encontrar alguma coisa que ainda lhe pudesse falar dele.Mal chegou ao local onde o havia deixado, verificou com grande espanto e incontida alegria, que o seu querido menino se encontrava são e salvo, no mesmo sitio onde o havia deixado, a brincar muito despreocupadamente com umas pedrinhas que tirava e metia na água da fontinha.A mãe, depois de muito o ter beijado e abraçado, perguntou-lhe quem o tinha tratado durante aquele tempo, ao que ele respondeu, indicando com o dedinho na direção da capela, que era a Senhora que morava naquela casa.O menino regressou depois com a mãe à povoação, onde cresceu e mais tarde abalou para longe, de onde um dia mandou um manto para a Senhora do Prazeres, sem que ninguém jamais pudesse saber o sitio de onde o mandara.

    ResponderEliminar