quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

janeiras 2011

Um grupo de habitantes da aldeia uniu-se e espalhou pelas ruas música e animação. De porta em porta foram cantando e “pedindo as janeiras” aos moradores da freguesia, que os receberam com grande alegria.

Ao som da viola, do tambor e da pandeireta, fizeram-se acompanhar as vozes de um grupo de habitantes da Torre, que no dia 29 de Janeiro se reuniram para “cantar as janeiras”. Às 18h00 o grupo encontrou-se na Associação Cultural e Recreativa para “pedir as janeiras” e cumprir uma tradição longínqua, que levou a música pelas ruas da freguesia.
A boa disposição dos que cantavam contagiou todos os moradores da aldeia. O grupo foi crescendo, pois os habitantes iam-se juntando ao grupo formado por várias faixas etárias. De porta em porta alegraram a noite e deram as boas vindas ao novo ano.
A população recebia o grupo, que “pedia as janeiras”, com grande simpatia e as paragens nas típicas adegas eram obrigatórias para se provar o vinho da casa.
Terminada a canção numa casa, esperava-se que os donos trouxessem “as janeiras”.
As janeiras recolhidas por este grupo foram desde chouriças, farinheiras, vinho, ovos, champanhe, chocolates, rebuçados e dinheiro.
Ao fim de percorrerem todas as moradias, a animação continuou para o grupo que animou as ruas, dirigiram-se para as instalações da Associação Cultural e Recreativa da Torre para conviverem durante toda a noite.
























Sem comentários:

Enviar um comentário