domingo, 31 de outubro de 2010

Homenagem de Frei João Domingues Fernandes

Na tarde do dia 31 de Outubro de 2010, foi homenageado o busto de Frei João Domingues na Torre.








A ideia surgiu no autocarro, quando regressavam à Torre, vindos do funeral de Frei João Domingos. Olíbio Melro lançou a ideia e todos os que o acompanhavam no autocarro apoiaram a proposta.




Depois foi só contactar com Eugénio Macedo, escultor com inúmeras esculturas espalhadas por todo o Concelho, e não só, e mandar executar a obra: Um busto do Frei João Domingos



Ele aí está, desde o dia 29 de Outubro, num local público, perto da igreja, escolhido de comum acordo por toda a população.



No domingo, dia 31 de Outubro, cerca das 16h00, com uma assistência de mais de duzentas pessoas; umas ali residentes e outros “filhos da terra” vindos de Lisboa, Porto, Alcobaça, etc. e contando com a presença do irmão de Frei João, Frei Pedro, procedeu-se à inauguração do Busto.
Para além de Frei Pedro, que conduziu a cerimónia, realçamos ainda a presença do Pe. Manuel Dinis, reverendo Pároco da freguesia do Sabugal e da Torre, um sacerdote colega do Frei Pedro, a Vice-presidente da Câmara Municipal do Sabugal, Delfina Leal e o Presidente da Junta de Freguesia do Sabugal, Manuel Rasteiro.
A cerimónia constou da bênção do busto de Frei João, e de umas palavras de agradecimento a toda a população local, proferidas por Frei Pedro.
No final notava-se nos presentes um misto de tristeza pela lembrança da partida de Frei João Domingos e alegria porque todos os presentes acabavam de lhe prestar uma justa homenagem.
O custo total da obra orçou em 3.400,00 € que Olíbio Melro se incumbiu de pagar ao escultor. Entretanto está a recolher donativos dos populares, e de familiares de Frei João, que aos poucos estão a fazer a suas ofertas. A verba já recolhida ainda não chega para custear a obra mas, se depois da recolha feita, ainda sobrar algum dinheiro, está previsto darem um arranjo ao espaço envolvente onde se encontra a obra agora inaugurada.
Retirado: "Cinco Quinas"

2 comentários: