sábado, 25 de setembro de 2010

Torre homenageia o Frei João Domingos

A colocação na aldeia da Torre de uma escultura representativa de Frei João Domingos, da autoria do escultor Eugénio Macedo, foi a forma encontrada pelos habitantes para homenagearem o seu ilustre conterrâneo, falecido em Lisboa no dia 9 de Agosto deste ano, que se destacou no apoio às populações carenciadas de Angola.


A ideia da homenagem partiu de um familiar do Frei João Domingos, o senhor Olíbio Melro, que recebeu de imediato o apoio da população da Torre, que se prontificou a colaborar no financiamento da obra. O trabalho foi entregue ao escultor Eugénio Macedo, que colocou logo mãos à obra.
A escultura está quase concluída, pelo que se antevê a sua inauguração na primeira quinzena de Outubro. O monumento evocativo será colocado no largo da aldeia, defronte da porta da igreja.

Frei João Domingos Fernandes era membro da congregação dos padres dominicanos do Rosário e morreu vítima de um Acidente Cardiovascular Cerebral, deixando consternados os que o conheciam, sobretudo os habitantes da Torre, aldeia do concelho do Sabugal onde nascera há 77 anos e onde ia frequentemente.

Licenciou-se em Teologia, em França, e obteve o grau de Mestre no Canadá. Antes de ir para a Angola foi professor e director do seminário dominicano português, professor de filosofia no Centro de Estudos de Fátima e de Teologia na Universidade Católica de Lisboa. Chegou a Angola em 1982, para começar num projecto ligado aos padres dominicanos. Mais tarde, foi convidado pelos bispos da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé para reitor do Instituto da Ciências Religiosas de Angola. Foi ainda superior dos padres dominicanos em Angola e primeiro pároco da paróquia do Carmo, em Luanda. Fundou o Instituto Superior João Paulo II e o Centro Cultura Mosaico

Em 1998, foi agraciado com a comenda da Ordem Mérito do Estado Português.

domingo, 12 de setembro de 2010

Fátima / Nazaré - 11 de Setembro 2010

No sábado, dia 11 de Setembro, a Associação Cultural e Recreativa da Torre organizou a 3ª Visita ao Santuário de Fátima. Após um breve passeio pela cidade, os peregrinos ainda rumaram até à Nazaré.
À hora marcada, 6h00, os cerca de 40 participantes que se inscreveram para participar na visita ao Santuário de Fátima, encontraram-se junto à sede da Associação Cultural e Recreativa da Torre, seguindo assim caminho até Fátima.
Uma vez chegados ao destino, os peregrinos foram directos ao Santuário, onde assistiram à missa na Igreja da Santíssima Trindade, cerca das 11h00. Após a celebração religiosa, almoçaram e passearam um pouco por Fátima. Depois, seguiram rumo à Nazaré, onde visitaram o sítio do Miradouro e claro, a praia. Muitos aproveitaram para tomar um belo banho de praia, principalmente os mais novos que se deliciam com esses programas. Outros, passearam à beira-mar, molhando os pés e aproveitando para admirar a paisagem.
Os participantes chegaram à Torre à hora prevista, cerca das 23h30.
A organização agradece às pessoas que aderiram a esta iniciativa e à empresa Viúva Monteiro, que prestou um serviço muito bom. Acrescenta ainda que fez o melhor que pôde para agradar a todos e aceita sempre ideias ou sugestões para o plano de actividades do ano seguinte, com vista a melhorar as iniciativas vindouras.
Por: Cinco Quinas