terça-feira, 28 de dezembro de 2010

" De pequenino se torce o pepino"

No dia 26 de Dezembro, realizou-se na ACRT um pequeno concerto dos alunos do atelier de música da Torre.
Veja os grandes artistas que temos...





























quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Boas Festas


Feliz Natal e ano Novo.
Um abraço

Alina

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Quem já bebeu deste chafariz?

Magusto

Foi no passado dia 7 de Novembro que a Associação Cultural e Recreativa da Torre (ACRT) decidiu fazer um magusto para toda a população e convidados.
As castanhas assaram-se na caruma, como se fazia antigamente, pois só assim se preparavam as mãos para depois enfarruscar as caras dos participantes. Houve musica ambiente e a jeropiga ajudou a que a festa se tornasse mais alegre, participativa e se prolongasse por mais tempo. Alguma, a direcção encarregou-se de comprar e levar para a festa, mas também se bebeu outra da que foi ali produzida.
Esta foi mais uma actividade da A.C.T.R. que anualmente vai repetindo este e outros eventos, sempre com o intuito de promover a união e divertimento entre todos habitantes desta pequena localidade, anexa do Sabugal.




















domingo, 31 de outubro de 2010

Homenagem de Frei João Domingues Fernandes

Na tarde do dia 31 de Outubro de 2010, foi homenageado o busto de Frei João Domingues na Torre.








A ideia surgiu no autocarro, quando regressavam à Torre, vindos do funeral de Frei João Domingos. Olíbio Melro lançou a ideia e todos os que o acompanhavam no autocarro apoiaram a proposta.




Depois foi só contactar com Eugénio Macedo, escultor com inúmeras esculturas espalhadas por todo o Concelho, e não só, e mandar executar a obra: Um busto do Frei João Domingos



Ele aí está, desde o dia 29 de Outubro, num local público, perto da igreja, escolhido de comum acordo por toda a população.



No domingo, dia 31 de Outubro, cerca das 16h00, com uma assistência de mais de duzentas pessoas; umas ali residentes e outros “filhos da terra” vindos de Lisboa, Porto, Alcobaça, etc. e contando com a presença do irmão de Frei João, Frei Pedro, procedeu-se à inauguração do Busto.
Para além de Frei Pedro, que conduziu a cerimónia, realçamos ainda a presença do Pe. Manuel Dinis, reverendo Pároco da freguesia do Sabugal e da Torre, um sacerdote colega do Frei Pedro, a Vice-presidente da Câmara Municipal do Sabugal, Delfina Leal e o Presidente da Junta de Freguesia do Sabugal, Manuel Rasteiro.
A cerimónia constou da bênção do busto de Frei João, e de umas palavras de agradecimento a toda a população local, proferidas por Frei Pedro.
No final notava-se nos presentes um misto de tristeza pela lembrança da partida de Frei João Domingos e alegria porque todos os presentes acabavam de lhe prestar uma justa homenagem.
O custo total da obra orçou em 3.400,00 € que Olíbio Melro se incumbiu de pagar ao escultor. Entretanto está a recolher donativos dos populares, e de familiares de Frei João, que aos poucos estão a fazer a suas ofertas. A verba já recolhida ainda não chega para custear a obra mas, se depois da recolha feita, ainda sobrar algum dinheiro, está previsto darem um arranjo ao espaço envolvente onde se encontra a obra agora inaugurada.
Retirado: "Cinco Quinas"